
CONGRESSO
Requerimento de urgência da anistia passa na Câmara com 2 goianos contra
Outros dois deputados por Goiás estavam ausentes

Urgência permite celeridade na votação do projeto | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência para votar o projeto de lei que trata da anistia aos envolvidos no 8 de janeiro de 2023, com o voto de dois deputados por Goiás contra e outros dois ausentes. No total, foram 311 parlamentares favoráveis, 163 contrários e sete abstenções.
Em Goiás, Adriana Accorsi e Rubens Otoni, ambos do PT, foram contrários. Os ausentes foram Flávia Morais (PDT) e José Nelto (União Brasil). Com a aprovação, a tramitação não precisa passar por comissões e segue diretamente para plenário, quando o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidir pautar.
Motta (Republicanos-PB) esteve com líderes antes da sessão e a votação foi marcada por divergências. Após o encontro, o presidente disse nas redes sociais que "o Brasil precisa de pacificação e de um futuro construído em bases de diálogo e respeito. O país precisa andar. Temos na Casa visões distintas e interesses divergentes sobre os acontecimentos de 8 de janeiro de 2023. Cabe ao Plenário, soberano, decidir”.
O projeto escolhido foi do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). A expectativa é que seja votada uma "anistia light", sem perdão, mas redução de penas. O relator pode ser o presidente do Solidariedade, deputado Paulinho da Força (SP).
LEIA TAMBÉM:
CCJ do Senado aprova relatório que regulamenta reforma tributária
