
PROJETO DE LEI
Câmara de Goiânia analisa prioridade na vacinação de doadores de sangue
Texto do vereador Luan Alves já passou em primeira votação

Texto trata como doador regular quem realiza ao menos três doações por ano de forma comprovada | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
A Câmara de Goiânia analisa um projeto de lei que dá prioridade em vacinação ao doador habitual de sangue, componentes ou hemoderivados nas ações públicas municipais de imunização. O autor da matéria é o vereador Luan Alves (MDB).
Pelo projeto, os imunizantes seriam disponibilizados aos doadores antes de as doses excedentes serem colocadas para a população em geral. Para Luan, "dar prioridade aos doadores é um incentivo simbólico, mas que pode representar um avanço significativo na construção de uma rede solidária e responsável de doadores. Ao mesmo tempo, é um gesto de gratidão pública por um ato contínuo de generosidade e empatia".
O texto trata como doador regular quem realiza ao menos três doações por ano de forma comprovada. "É um projeto simples, que não gera nenhum custo adicional ao Poder Executivo e que fará Goiânia avançar em saúde pública e em cuidado com a população", argumenta.
O vereador ainda reforça a necessidade do projeto ao apontar níveis baixos nos estoques de sangue em Goiânia e a importância de políticas públicas que incentivem a doação. O texto já passou em primeira votação na Casa. Após a segunda aprovação, a matéria segue para a sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).
Saiba mais AQUI.
LEIA TAMBÉM:
'Jamais vai pautar', diz Kajuru sobre pedido de impeachment a Moraes
