
STF
'Jamais vai pautar', diz Kajuru sobre pedido de impeachment a Moraes
Oposição quer impedimento de ministro, mas presidente do Senado não deve colocar na pauta

Senador goiano diz que "a chance do Davi pedir o impeachment do Alexandre de Moraes é a mesma do Kajuru ser papa no Vaticano" | Foto: Pedro França/Agência Senado
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) disse, na terça-feira (22), que a oposição no Congresso terá como prioridade a pauta do impeachment de do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no Senado. Contudo, o andamento do processo depende do presidente da Casa Alta, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o que dificilmente vai acontecer.
"Jamais vai pautar", garante o senador por Goiás, Jorge Kajuru (PSB). De fato, Alcolumbre tem estado alinhado com o governo Lula (PT) em diversos momentos. O impedimento de um ministro do STF também não é algo considerado simples, devido à reação da própria Suprema Corte.
Segundo Kajuru, "a chance do Davi pedir o impeachment do Alexandre de Moraes é a mesma do Kajuru ser papa no Vaticano".
Para Damares, Moraes comete violações de direitos humanos. Além disso, diz ser culpa do ministro pelo tarifaço de 50% aos produtos brasileiros anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Na verdade, Jair Bolsonaro (PL) e o filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), são investigados pelo STF por articularem sanções ao Brasil junto aos Estados Unidos. O motivo seria livrar o ex-presidente do julgamento que enfrenta na Corte por tentativa de golpe de Estado.
Ao anunciar a sobretaxa, Trump exigiu que cessasse a suposta perseguição a Bolsonaro. O governo brasileiro considerou a postura como interferência à soberania e não cedeu à chantagem. O julgamento do ex-presidente continua.
