APRESENTAÇÃO
Sinfônica UFG estreia com concerto em Goiânia
Apresentação gratuita acontece no Teatro Sesi, nesta quinta-feira, às 20h
Para se preparar para a temporada, a Sinfônica ensaia duas vezes por semana | Foto: Letícia Michalczyk/UFG
A Universidade Federal de Goiás (UFG) fará um concerto de lançamento da Sinfônica UFG nesta quinta-feira (13), às 20h, no Teatro Sesi, em Goiânia. A apresentação terá entrada gratuita e não é preciso retirar ingresso.
Segundo a UFG, a apresentação celebra o início das atividades oficiais do projeto, vinculado à Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), bem como a abertura da Temporada 2025. Durante o concerto, os presentes poderão conferir uma seleção de obras do repertório sinfônico europeu, latino-americano e brasileiro.
A Sinfônica é formada por dois grandes grupos: a Orquestra Sinfônica e o Coro Sinfônico, com 142 integrantes, sendo 76 instrumentistas, 48 cantores e 18 auxiliares. Fazem parte estudantes da Universidade, egressos e convidados, que recebem uma bolsa pela participação no projeto - estas são fruto da parceria entre a UFG e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Funape), patrocinadoras da Temporada 2025.
Para se preparar para a temporada, a Sinfônica ensaia duas vezes por semana. Além da estreia, outras duas apresentações estão marcadas para este ano. Diretor da Emac, o professor Eduardo Meirinhos explica que o grupo é um marco histórico na Universidade. “Nossa proposta é dialogar com diferentes públicos e linguagens, valorizando o patrimônio sinfônico tradicional e também as expressões musicais brasileiras e latino-americanas.”
Já o regente da Sinfônica UFG, maestro Alexandre Muratore Gonçalves, destaca que a orquestra é “um espaço de encontro, aprendizado e transformação” e reflete o caráter artístico e formativo da Universidade. “Queremos que o público sinta orgulho e pertencimento ao ouvir nossa Sinfônica. Cada concerto será preparado com dedicação, pensando na experiência de quem escuta.”
O corpo artístico da Temporada 2026 será formado por meio de audições no início do próximo ano. A Sinfônica UFG planeja apresentações em outros estados e parcerias com instituições culturais e educacionais. O intuito é ser uma vitrine da arte universitária brasileira.