MOTOGP 2026
Reeducandos do sistema penitenciário fazem manutenção no Autódromo de Goiânia
Parceria da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e Polícia Penal disponibiliza mão de obra carcerária para realizar serviços gerais em praça esportiva, que se prepara para receber Grande Prêmio
| Foto: Polícia Penal
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e Polícia Penal de Goiás (PPGO), iniciou, nesta sexta-feira (13/2), um trabalho de manutenção e limpeza no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. Os serviços são feitos por 30 reeducandos do Complexo Prisional Policial Penal Daniella Cruvinel. As ações incluem roçagem das áreas externas do circuito, assim como limpeza, coleta de resíduos, com separação de lixo orgânico e reciclável, e pintura de sinalização.
Outros pontos que serão explorados serão a higienização de ambientes internos e manutenções gerais nas áreas destinadas ao público. O objetivo da parceria é apoiar a logística de preparação do Autódromo de Goiânia para o Grande Prêmio de Goiás MotoGP 2026, que vai acontecer entre os dias 20 e 22 de março, além de promover a reintegração social por meio da mão de obra carcerária.
Titular da Seel, Nilton Moreira destacou o auxílio dos reeducandos na preparação do Autódromo. “Estamos na reta final dos preparativos para o Grande Prêmio de Goiás MotoGP, e estamos cuidando de todos os detalhes para entregar o circuito em perfeitas condições para a realização do evento, oferecendo a melhor estrutura possível para as equipes e pilotos, e também para o público de mais de 150 mil pessoas que deve circular pelo Autódromo nos três dias de evento”.
O subsecretário de Governança da Secretaria-Geral de Governo, Rudson Guerra, também exaltou a parceria institucional para viabilizar mão de obra em prol da manutenção das praças esportivas em Goiás. “Nos últimos anos recorremos aos custodiados em várias ocasiões, para serviços gerais no Serra Dourada e também no Autódromo de Goiânia, quando realizamos a pintura de fachada das alas dos boxes e de outros locais do circuito. A iniciativa é muito proveitosa para cuidar das nossas praças esportivas, e também funciona como um trabalho social para os reeducandos”, afirmou.
Para o diretor-geral da Polícia Penal de Goiás, Josimar Pires, é fundamental o papel de reintegração social que as atividades proporcionam. “Um dos pilares da reintegração social, sem dúvida, é o trabalho. Por isso, há pessoas privadas de liberdade exercendo atividades laborais em diversos municípios goianos, atuando na limpeza de praças, ruas e avenidas, na pintura de prédios e em outros equipamentos públicos. De um lado, as instituições parceiras recebem mão de obra qualificada, com total segurança. De outro, os reeducandos têm a oportunidade de demonstrar que estão prontos para retornar ao convívio em sociedade”, salientou.
As atividades de manutenção no Autódromo de Goiânia serão realizadas durante todo o feriado de Carnaval, até a próxima terça-feira (17/2), em dois turnos, das 8h às 18h. O trabalho conta com supervisão integral e escolta dos agentes da Polícia Penal de Goiás.