
TUCANOS
PSDB acerta filiação de Ciro Gomes para a segunda quinzena de agosto
Ex-ministro e o presidente do PSDB Marconi Perillo conversaram por telefone

Retorno é construído há alguns meses | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O PSDB acertou a filiação do ex-ministro Ciro Gomes para a segunda quinzena de agosto. A informação foi repassada por fontes da cúpula tucana ao Metrópoles. A cerimônia já estaria em preparação.
Conforme apurado, Ciro fechou acordou com o presidente do PSDB, o ex-governador de Goiás Marconi Perillo, por telefone. O ex-senador do Ceará Tasso Jereissati articulou o retorno e também participou da ligação.
Ciro e Tasso, inclusive, já teriam se encontrado no último mês, em Brasília, ocasião em que "engatilharam" a filiação. Restavam apenas os detalhes.
O ex-governador do Ceará passou pelo PSDB nos anos 1990, sendo ministro da Fazenda de 1994 a 1995. Em 1997, ele deixou o partido com críticas a Fernando Henrique - em 2018, novamente, ele ironizou uma carta de FHC, na qual o ex-presidente defendia candidatos de centro. “Mais fácil um boi voar de costas.”
Desde sua saída do tucanato, de fato, Ciro não poupou o PSDB. O ex-senador Tasso Jereissati também foi alvo, em 2016. À época, ele foi chamado de "picareta" por Gomes.
Em 2017, foi a vez de Aécio Neves entrar na mira. “Morreu. O que se faz com o cadáver é enterrar. O PSDB vai fazer campanha situacionista (do governo Michel Temer), segurar a alça do caixão de um governo que tem 3% de aprovação. Vai deixar para a véspera da eleição para sair e ficar com justo estigma de oportunista”, afirmou o ex-governador, à época.
