CONDENADO PELO SUPREMO
Jair Bolsonaro pode cumprir pena em ala especial da Papuda
Com rejeição dos primeiros recursos da defesa, STF verifica diferentes possibilidades para cumprimento de pena
Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília | Foto: Valter Campanato/ABr
O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta segunda-feira (17) a ata do julgamento em que a Primeira Turma rejeitou os primeiros recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra sua condenação a 27 anos e três meses de prisão em regime inicial fechado por crimes contra a democracia.
A formalidade oficializa o resultado do julgamento, encerrado na sexta (14), em que a Primeira Turma rejeitou por unanimidade os primeiros embargos de declaração, tipo de recurso que visa esclarecer alguma contradição ou omissão na decisão condenatória.
A rejeição aproxima Bolsonaro de uma ordem para que seja preso em regime fechado. O próximo passo é a publicação do acórdão, decisão colegiada que detalha por escrito a rejeição do recurso, com base nos votos dos quatro ministros que participaram do julgamento (o relator, Alexandre de Moraes, além de Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia). Nesse contexto, há pouca expectativa, dentre os possíveis caminhos jurídicos, que a defesa consiga evitar a prisão de Bolsonaro.
Reportagem publicada pela Agência Brasil mostra que o Supremo já verifica as diferentes possibilidades para cumprimento de pena pelo ex-presidente. Uma delas, veríficadas pelo Supremo, o o cumprimento em uma especial no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A unidade é voltada a policiais militares presos e fica segregada dos demais detentos.
A publicação mostra, ainda, que pela jurisprudência do Supremo, por ser ex-presidente Bolsonaro tem direito a ficar em uma sala especial, mesmo que instalada em um presídio de segurança máxima comum. A instalação poderia ser montada também em algum edifício da Polícia Federal ou em uma unidade militar.
A defesa do ex-presidente se prepara, contudo, para pedir para que cumpra pena em casa, por motivos de saúde. Bolsonaro sofre de diferentes males, em especial distúrbios na pele e complicações da facada que levou na barriga durante a campanha presidencial de 2018. (Com informações da Agência Brasil)