
EXPERT XP
Em São Paulo, Caiado critica ‘inércia’ de Lula ante ao tarifaço de Donald Trump
Governador cobrou mais soluções e “menos “palanque” ao falar sobre tarifaço na 15ª edição da Expert XP

Ronaldo Caiado ao lado do governador de SP, Tarcísio de Freitas | Foto: Hegon Corrêa
O governador Ronaldo Caiado voltou a fazer duras críticas à postura do governo federal diante do chamado "tarifaço" imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, neste sábado (26).
O discurso de Caiado foi realizado durante um dos principais eventos econômicos do país: a Expert XP. Em sua 15ª edição, que se encerra hoje, o encontro é reconhecido como o maior festival de investimentos do mundo, promovido anualmente pela XP Inc. e sua corretora XP Investimentos.
Cerca de 70 palestrantes expuseram temas relevantes no cenário nacional e internacional a mais de 45 mil participantes nos dias do evento.
Caiado cobrou soluções imediatas. Afirmou que o momento exige responsabilidade e diálogo, e pediu maior participação dos governadores nas decisões que afetam diretamente as economias estaduais.
“É um momento de inquietação em todo o país. E o que se espera agora é lucidez, habilidade, capacidade de diálogo e soluções reais. Não se pode usar uma situação delicada como essa para montar palanque eleitoral”, afirmou. “Todos nós sabemos tratar isso com maturidade, buscando diálogo, solução. O Brasil é dos brasileiros. E nós, como governadores, precisamos ser ouvidos”, pontuou.
Enquanto União Europeia, Japão, Indonésia e China já se reposicionaram e avançaram em acordos com os Estados Unidos, o Brasil, segundo Caiado, permanece preso a uma “queda de braço ideológica, cujo verdadeiro objetivo é eleitoral”.
Segundo o governador, os reflexos da taxação já são sentidos em diversas cadeias produtivas, especialmente em estados exportadores. Ele citou impactos diretos na carne bovina, no açúcar orgânico e na exportação de rações — setores essenciais para a balança comercial de Goiás e de outras unidades da federação.
Caiado foi ouvido durante o painel “O Brasil que se constrói nos Estados”, ao lado dos governadores Ratinho Junior (Paraná) e Tarcísio de Freitas (São Paulo).
