
DEVOLUÇÃO
Começa nesta quinta reembolso de descontos ilegais do INSS
Beneficiários que aderiram a acordo serão os primeiros a receber

Reembolso será feito na conta em que o benefício é pago, por ordem de adesão | Foto: Reprodução
Começa nesta quinta-feira, 24, a devolução dos descontos indevidos feitos por entidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao todo, 533 mil beneficiários serão contemplados ainda nesta semana.
Estão aptos a receber o reembolso, os beneficiários que aderiram, até a última segunda-feira (21), ao acordo proposto pelo governo federal. Aposentados e pensionistas que ainda não aderiram ao acordo têm até o dia 14 de novembro para fazê-lo.
O reembolso será feito na conta em que o benefício é pago, por ordem de adesão. O pagamento será em parcela única, com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial do país. Segundo o Instituto, mais de um milhão de pessoas já formalizaram o pedido de ressarcimento.
Conforme mostrado pela reportagem da Agência Brasil, para reforçar a comunicação com quem ainda não aderiu ao acordo, os bancos que pagam os benefícios também começaram a avisar os aposentados e pensionistas sobre a possibilidade de pedir o ressarcimento.
“Escolhemos meios seguros para nos comunicarmos com os aposentados e pensionistas: a partir de agora, quem ainda não aderiu será avisado pela instituição financeira de que tem uma pendência. Isso foi feito para proteger quem mais precisa e garantir que ninguém fique sem o valor de volta”, destacou o presidente do INSS, Gilberto Waller.
